Biblivre 4.1.5

A SABIN, sob a presidência do Dr. Jean-Louis de Lacerda Soares, propôs em meados de 2006 um projeto de desenvolvimento de uma nova versão ampliada do sistema de automação de bibliotecas BIBLIVRE.

A proposta foi aprovada pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, sob os auspícios da Lei Rouanet de incentivo ao desenvolvimento sociocultural (Lei 8.313/91).

O projeto previu, desde o seu início, que os programas desenvolvidos fossem oferecidos às bibliotecas que desejassem utilizar esta tecnologia na modalidade conhecida atualmente como "programas livres" (software livre ou free software). Devido a esta característica, o projeto passou a chamar-se Biblioteca Livre (Biblivre Internacional).

Em 2008, o Instituto Cultural Itaú inteirou-se do objetivo e da relevância social e cultural do projeto e decidiu participar deste como patrocinador. Em junho de 2008, foi iniciado o desenvolvimento atual versão.

O primeiro projeto de desenvolvimento do sistema BIBLIVRE foi inicialmente proposto pela SABIN sob a presidência do Dr. Paulo Marcondes Ferraz e foi completamente realizado já sob a presidência do Dr. Jean-Louis de Lacerda Soares. Nesta ocasião, a IBM Brasil participou do projeto como patrocinadora.

LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU

Versão 3, 29 de junho de 2007 Copyright © 2007 Free Software Foundation, Inc. http://fsf.org/

Este sistema é um Programa Livre. Você pode instalá-lo, usá-lo, modificá-lo e redistribuí-lo nos termos da licença GPL em português, fornecida com este sistema, ou nos termos da licenca GPL original, como publicada em inglês pela Free Software Foundation.

ESTE PROGRAMA É DISTRIBUÍDO NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA, COM A ESPERANÇA QUE SEJA ÚTIL, MAS SEM NENHUMA GARANTIA, MESMO QUE IMPLÍCITA, SEJA DE COMERCIALIZAÇÃO, NÃO VIOLAÇÃO DE DIREITOS OU DE SER APROPRIADO PARA ALGUMA FINALIDADE PARTICULAR.

O BIBLIVRE, além do código desenvolvido pelo próprio projeto, usa outros programas, linguagens e bibliotecas escritas por terceiros, que são protegidas por suas próprias licenças:

  • java, Sun Corporation (http://java.sun.com);
  • Apache Tomcat, Apache Software Foundation (http://tomcat.apache.org);
  • marc4j, Tigris.org (http://marc4j.tigris.org);
  • jzkit, Knowledge Integration Ltd (http://developer.k-int.com);
  • PostgreSQL, The PostgreSQL Global Development Group (http://www.postgresql.org);
  • jQuery, The jQuery Project (http://jquery.com).